Pacientes com leucemia voltam a receber medicação em falta na rede pública de Rio Branco, Acre

Rio Branco

Publicado em 05/05/2019 - 09:13 Por Michele Moreira - Brasília

Três crianças que estavam à espera do medicamento Oncaspar, para o tratamento da leucemia em Rio Branco, no Acre, foram medicadas esta semana.

 

De acordo com o governo estadual, o remédio chegou ao Unacon - Hospital do Câncer em Rio Branco - na última segunda-feira.

 

Segundo o Ministério Público Estadual, a droga estaria em falta na rede pública de saúde há pelo menos quatro meses.

 

O promotor Gláucio Ney Shiroma explica que a situação é recorrente. O problema teria começado em 2017 quando o Oncaspar passou a substituir outra medicação usada para tratar leucemia na rede pública em todo o país.

 

A responsabilidade pela compra do novo medicamento deixou de ser do Ministério da Saúde e ficou com os governos estaduais.

 

Sonora: ''Talvez a secretaria, no começo do ano, não tenha se atentado e lançou uma licitação para comprar a asparaginase. Como este medicamento foi descontinuado não vieram representantes. Isso só foi percebido no segundo semestre depois que uma médica prescreveu Oncaspar e a partir daí eles começaram a se movimentar.''

 

No fim de 2018, a Secretaria de Saúde do estado comprou o Oncaspar de forma emergencial, com dispensa de licitação. Foram 15 frascos.

 

No mês passado, o Ministério Público tomou conhecimento que o medicamento estava em falta novamente, após ser procurado pela família de um paciente.

 

O governo estadual alegou que teve dificuldade em adquirir o produto por causa de dívidas com o fornecedor deixadas pela gestão anterior, além da falta de um processo de compra. Afirmou ainda que foram adquiridas 55 ampolas e que 15 já foram entregues. As demais serão entregues de acordo com a necessidade.

 

Ainda segundo o governo do Acre, o Oncaspar faz parte de um conjunto de medicações para o tratamento da leucemia. Apesar das dificuldades o Hospital do Câncer em Rio Branco afirma que nenhum paciente deixou de receber atendimento.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo