Defensoria Pública do Tocantins aponta violações de direitos na cadeia de Cristalândia

Tocantins

Publicado em 17/09/2019 - 09:23 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

Superlotação, falta de agentes penitenciários e revistas vexatórias. Essas foram algumas das irregularidades apontadas pela Defensoria Pública do Tocantins na Cadeia de Cristalândia, localizada a 150 quilômetros de Palmas.

 

A Defensoria Pública enviou este mês recomendação para que os principais problemas sejam resolvidos em 30 dias pela Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça.

 

A cadeia, que tem capacidade para 16 presos, estaria com 66 detentos.

 

O relatório aponta ainda ausência de espaços diferenciados para presos provisórios e sentenciados.

 

O documento também indica a falta banheiro no espaço do banho de sol, baixa iluminação e ventilação nas celas. Não foram identificadas medidas de ressocialização ou práticas educativas em andamento.

 

O defensor público Fabrício Silva Brito afirma que as violações de direito também atingem os familiares dos internos.

 

Em nota, a Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça afirma que está em processo de avaliação das recomendações da Defensoria Pública, mas nega a realização de revista vexatória.

 

O órgão alega que desde o ano passado realiza melhorias na estrutura física da Cadeia de Cristalândia e que o atendimento de saúde teria sido regularizado.

 

É que para a Defensoria Pública, os detentos reclamaram de coceiras na pele e demora das consultas.

 

A Secretaria Municipal de Saúde também deverá responder aos defensores sobre os problemas constatados. Entramos em contato com a assessoria da pasta, mas não recebemos retorno até o fechamento dessa reportagem.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo