Mais de 500 crianças venezuelanas entraram no Brasil desacompanhadas em 2019

Em 2019

Publicado em 06/12/2019 - 20:03 Por Maíra Heinen - Brasília

A Defensoria Pública da União atendeu, entre janeiro e novembro de 2019, pouco mais de 5 mil crianças venezuelanas migrantes no município de Pacaraima, fronteira entre Brasil e Venezuela. Desse total, 11% são consideradas desacompanhadas.


Segundo a DPU, são consideradas desacompanhadas crianças e adolescentes que não estejam com os pais. Portanto, muitas delas entram no Brasil com algum adulto e não completamente sozinhas.


Ainda assim, o número é considerado alto. E o que preocupa defensores públicos é a falta de abrigos adequados para receber esse grupo específico, como explica a defensora Lígia Prado, secretária de Direitos Humanos da DPU.

 

“Esses adolescentes precisam que o Estado adote imediatas soluções para acomodá-los, e que as medidas sejam aplicadas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente. Acolher eles num abrigo que não tem estrutura e não foi feito para acolher crianças e adolescentes não é a medida mais adequada”.


A Defensoria tem cobrado do governo de Roraima a construção de novos abrigos. Recentemente, uma decisão liminar determinou a interdição do acolhimento institucional de adolescentes na capital Boa Vista, devido a superlotação dos espaços.


Os adolescentes que chegam desacompanhados estão sendo levados para abrigos da Operação Acolhida, implementados pelo Governo Federal para situações emergenciais.


Para auxiliar a Operação Acolhida, o Unicef vai, ainda este mês, lançar duas casas-lares para receber de forma mais adequada as crianças desacompanhadas. Uma ficará em Pacaraima e outra em Boa Vista. Quem dá mais detalhes é Marcela Bonvicini, oficial de Proteção e Emergência do Unicef.


“As duas casas são ambientes que se aproximam de um ambiente familiar. Você tem a mãe cuidadora, a alimentação é feita dentro da casa. É um ambiente como se fosse de uma família, mesmo”.


Nas entrevistas à DPU, entre os motivos mais alegados por adolescentes para estarem desacompanhados estão a busca por trabalho para auxiliar as famílias que ficaram na Venezuela, e ainda a formação da própria família, visto que muitos já chegam com filhos.


Até o fechamento desta edição, o governo de Roraima não atendeu aos pedidos de informação.


O Unicef informou ainda que as Casas Lares foram construídas em parceria com o governo estadual e o Ministério da Cidadania.


A previsão é que cada unidade receba até 10 crianças e 10 adolescentes ao mesmo tempo. E que o acolhimento seria apenas temporário, enquanto é feita uma busca dos pais e parentes mais próximos.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo