MPF e DPU recomendam que Funai volte a dar apoio a comunidades indígenas não regularizadas

Recomendação à Funai

Publicado em 05/12/2019 - 17:12 Por Renata Martins - Brasília

O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) recomendaram que a Fundação Nacional do Índio (Funai) revogue imediatamente qualquer ato ou decisão administrativa que impeça servidores da Fundação de prestarem serviços a comunidades indígenas não regularizadas.

 

Um despacho do Gabinete da Presidência da Fundação Nacional do Índio, de novembro deste ano, veda viagens de servidores e equipe técnica para atendimentos em Terras Indígenas não homologadas e regularizadas pelo órgão.

 

O MPF e a DPU lembram que há 236 terras no Brasil aguardando regularização e cerca de 400 reivindicações para reconhecimento e homologação em trâmite na FUNAI. Segundo o Ministério Público, ao não permitir a atuação de seu corpo técnico em áreas não homologadas, a Funai impossibilita o pleno exercício dos 119 Grupos de Trabalho instituídos para estudos de reconhecimento e demarcação de terras indígenas.

 

Destacam também o risco de agravamento de conflitos em áreas reivindicadas pelos povos indígenas, diante da ausência da Funai.

 

Na recomendação, MPF e DPU também ressaltam que Fundação atua na garantia da segurança alimentar dos povos indígenas, inclusive com a distribuição de cestas básicas, muitos dos quais estão em áreas não regularizadas ou homologadas.

 

Caso a Funai mantenha a restrição, MPF e DPU vão entrar na Justiça para responsabilizar a Fundação civil, criminal e administrativamente.

 

O documento, assinado pelo subprocurador-geral da República, RENAN SOTTO MAYOR, e pelo Defensor Nacional de Direitos Humanos, ANTONIO CARLOS BIGONHA, foi emitido na última terça-feira e dá um prazo de cinco dias úteis para o seu cumprimento.

 

A Funai ainda não se posicionou sobre a recomendação.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo