Movimentos sociais rurais e urbanos se organizam para fazer doações em tempos de pandemia

Iniciativas de solidariedade

Publicado em 21/04/2020 - 08:05 Por Carol Barreto - Rio de Janeiro

Movimentos sociais do campo e da cidade têm se empenhado em fazer doações a quem precisa nesses tempos de pandemia do novo coronavírus. E não são poucos a precisar durante essa quarentena num país que tem milhões de trabalhadores informais, desempregados e em situação de vulnerabilidade social.

 

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)) tem realizado uma série de ações de solidariedade nesse período, conforme pontua a dirigente do movimento Fabiana Batista. Fabiana explica como funciona a vaquinha online que o movimento está organizando.

 

Já o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem feito doações de alimentos em diversos estados do país. Em Recife, por exemplo, o movimento já distribuiu 30 mil refeições para a população de rua concentrada nas redondezas do Armazém do Campo. Dirigente do MST em Pernambuco, Paulo Mansan explica porque resolveram fazer esta ação.

 

No Paraná, o MST também tem feito doações para ocupações urbanas em Curitiba por meio da produção do acampamento Maila Sabrina, situado em Ortigueira. Já foram distribuídas 14 toneladas de alimentos entre arroz, feijão, outros tipos de grãos, mel, pães, legumes e frutas. Integrante da coordenação do acampamento Maila Sabrina, Jocelda de Oliveira lembrou a importância da Reforma Agrária para possibilitar ações assim.

 

Membro da coordenação estadual do MST, Roberto Baggio pontua os desafios colocados para a sociedade no pós-crise do coronavírus.

 

O território da comunidade Maila Sabrina tem 10600 hectares, um dos maiores latifúndios do Paraná. Antes da ocupação, sofria devastação ambiental pela produção de búfalo, sem cumprir os critérios de Reserva Legal. A área do acampamento foi ocupada em 2003 e a ordem de reintegração de posse foi emitida no mesmo ano.

 

A disputa jurídica segue desde então e as ameaças de despejo se intensificaram ao longo de 2019. As ocupações que estão recebendo doações do acampamento também sofrem com ameaças de despejo: em todo Paraná, existem cerca de 200 ocupações na iminência de serem despejadas.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo