Redes de solidariedade tentam diminuir impacto da Covid-19 entre indígenas

Redes de solidariedade

Publicado em 12/05/2020 - 16:54 Por Maíra Heinen - Brasília

A Covid-19 se espalhou rápido pelo Brasil, atingindo famílias, profissionais e governos de forma drástica. Com as populações indígenas não foi diferente. As contaminações e o número de mortos nessas populações vêm crescendo e preocupam lideranças, porque historicamente, doenças respiratórias dizimaram muitos grupos indígenas.

 

Iniciativas de monitoramento e redes de solidariedade estão surgindo para minimizar o impacto da doença entre os povos tradicionais.

 

A Funai lançou recentemente uma campanha para reunir doações de empresas e distribuir às comunidades indígenas durante a pandemia. O edital com as regras está disponível no site da Funai.

 

O presidente da Fundação, Marcelo Xavier, falou sobre a iniciativa em entrevista à TV Brasil.

 

Para angariar mais recursos e aumentar as doações, a Funai sugeriu ao fotógrafo Sebastião Salgado leilão de 15 de suas 17 obras, que estão em domínio da Fundação há cerca de dois anos, para beneficiar comunidades indígenas. A ideia é que o valor arrecadado seja utilizado em prol dos povos indígenas no contexto da pandemia da covid-19.

 

Para evitar o agravamento dos problemas, a Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde antecipou a vacinação contra a gripe para o grupo específico.

 

O secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Robson Santos, afirma que atualmente a maior preocupação tem sido manter o isolamento.

 

No Amazonas, a Aliança dos Povos para o Enfrentamento do Coronavírus monitora a situação de contaminações e disponibiliza dados em uma página da internet; leva informações às aldeias; além de doações de alimentos.

 

Em Pernambuco, a Rede de Monitoramento dos Direitos Indígenas também realiza ações de educação e informação nas áreas, além de arrecadar doações para garantir a sobrevivência das famílias.

 

Alexandre Gomes é antropólogo e integra a rede como apoiador. Ele destaca o que a rede tem feito. Iniciativas de doação de alimentos e outros materiais podem ajudar a manter os índios nas aldeias.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo