Campanha alerta para risco de crescimento da exploração do trabalho infantil na pandemia

Trabalho infantil

Publicado em 03/06/2020 - 10:47 Por Maíra Heinen - Brasília

No Brasil, o trabalho infantil, mesmo proibido, atinge mais de 2 milhões de meninos e meninas entre 5 e 17 anos, segundo dados do IBGE de 2016.

 

No ano passado, das mais de 159 mil denúncias de violações a direitos humanos recebidas pelo Disque 100, cerca de 86 mil tinham como vítimas crianças e adolescentes. Desse total, mais de 4.200 denúncias eram de trabalho infantil, segundo informações do Ministério da Mulher, da Família e do Direitos Humanos.

 

Para tentar mudar essa realidade, o Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil realizam uma campanha nacional contra o trabalho infantil.

 

Com o slogan “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”, a campanha nacional está alinhada à iniciativa global proposta pela OIT.

 

O objetivo é aprimorar medidas de prevenção e de combate ao trabalho infantil, em especial diante da vulnerabilidade socioeconômica resultante da crise provocada pelo novo coronavírus.

 

Uma das ações dessa campanha acontecerá no próximo dia 9, com o lançamento da música “Sementes”, dos rappers Emicida e Drik Barbosa. A iniciativa alerta para o risco de crescimento da exploração do trabalho infantil diante dos impactos da pandemia do novo coronavírus.

 

Segundo a última estimativa da OIT, desde o ano 2000, quase 100 milhões de crianças foram resgatadas; reduzindo o número de 246 milhões para 152 milhões de crianças no trabalho infantil.

 

Para evitar um aumento dessa estatística em 2020 e perseguir a meta de erradicar essa violação até 2025, a campanha mundial faz um alerta aos países para que incrementem políticas públicas de proteção de crianças e adolescentes, inclusive o direito ao não trabalho.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo