Nos 30 anos do ECA, CNJ debate avanços e desafios na proteção de crianças e adolescentes

ECA 30 Anos

Publicado em 13/07/2020 - 16:01 Por Anna Luisa Praser - Brasília

No dia em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 30 anos, dados apontam que ainda há muito a ser feito para garantir os direitos dessa parcela da população. E é justamente para debater os avanços sobre esse tema e o que ainda precisa ser melhorado, que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com diversas entidades, promove um congresso digital.

 

A programação, que vai até terça-feira (13), conta com rodas de debates sobre essa legislação na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes em diversos contextos, como a pandemia do novo coronavírus e a implementação da convenção sobre esses direitos no Brasil.

 

Para se ter ideia, em 2019, dos 69 milhões de brasileiros entre 0 e 19 anos, quase a metade não teve acesso aos direitos mais básicos, de acordo com levantamento do IBGE.

 

Ainda segundo o IBGE, em 2017, cerca de um 1,3 milhão  adolescentes entre e 15 e 17 anos estavam fora da escola, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).

 

No discurso de abertura do Congresso Digital, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal ministro Dias Toffoli, ressaltou os avanços desde a implementação do ECA, mas também destacou que ainda há muito a ser feito.

 

A violência contra crianças e adolescentes também é uma constante e está entre os debates propostos no evento. O Painel Justiça em Números, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça, mostrou que, somente em 2019, foram recebidos mais de 78 mil novos processos relacionados a esse tema.

 

A ministra da Mulher, da Família e dos direitos Humanos, Damares Alves, disse que há muito a comemorar dentro desses 30 anos de vigência do ECA. No entanto, ela destaca que essa legislação ainda não chegou em todo o território nacional.

 

Em maio deste ano, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos divulgou balanço do Disque 100 relacionado à violência sexual contra essa parcela da população. Das 159 mil denúncias feitas no canal ano passado, quase 87 mil foram de violações de direitos de crianças e adolescentes - número quase 14% maior do que o registrado em 2018.

 

Sobre esse tema, Damares disse querer voltar no tempo e enfrentar os desafios que ela julgou serem mais fáceis de lidar no passado.

 

O congresso tem programação prevista para dois dias. Nessa segunda-feira (13), foram realizados 12 debates simultâneos sobre os mais variados temas, como saúde mental durante a pandemia, dilemas dos pais e cuidadores nesse tempo de isolamento social, avanços e desafios na adoção, além dos desafios de acesso e permanência de crianças e adolescentes na escola.

 

Para esta terça-feira (14), estará em pauta o enfrentamento do trabalho infantil, as modificações no ECA e uma homenagem às pessoas que se dedicaram à aprovação dessa legislação. Toda essa programação pode ser acompanhada pelo canal do CNJ no Youtube.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo