Casa Nem mudará para imóvel da prefeitura do Rio após ação de despejo

Projeto abriga LGBTIs em situação de vulnerabilidade social

Publicado em 16/08/2020 - 17:54 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Urbanismo do Rio de Janeiro destinou um prédio em Laranjeiras, na Zona Sul da capital fluminense, para abrigar a Casa Nem, que atende a mais de 60 pessoas LGBTIs em situação de vulnerabilidade social.

A instituição, que existe desde 2016, funciona atualmente em um edifício localizado em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, mas a posse foi reclamada pelos proprietários em uma ação judicial.

O despejo chegou a ser questionado em recursos e em uma manifestação no mês passado, mas a Justiça marcou a reintegração de posse para o próximo dia 24.

O novo endereço da Casa Nem foi visitado e aprovado pela coordenadora da instituição, Indianara Siqueira.

A ativista diz que a cessão de um espaço público que estava sem uso para o projeto é justa, já que a habitação é um direito. No entanto, ela cobra mais tempo para fazer a mudança total da estrutura.

Desde que a Justiça decidiu que o projeto deve deixar o imóvel em meio à pandemia da covid-19, uma série de instituições vêm discutindo uma forma de impedir que as pessoas fiquem em situação de rua.

A Casa Nem abriga LGBTIs já sofreu outras ações de reintegração de posse em endereços na Lapa e Vila Isabel.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo