MPF move ação para que Eletronuclear compense indígenas por usinas

Órgão já fez duas recomendações, sem avanço na execução de medidas

Publicado em 24/09/2020 - 17:31 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal propôs uma ação para obrigar a empresa Eletronuclear a dar início ao cumprimento das medidas compensatórias para aldeias indígenas das cidades de Angra dos Reis e Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro.

A ação pede que o Ibama seja impedido de renovar ou conceder qualquer licença ou autorização ambiental para o conjunto de usinas Angra I, II e III, enquanto não forem cumpridas as condicionantes.

O órgão federal informou que a Funai também é ré na ação, por ser responsável pelo processo e acompanhamento da consulta às comunidades indígenas da região.

O acordo firmado pela Eletronuclear no Processo de Licenciamento Ambiental para a construção das usinas prevê a criação de programa socioambiental dedicado às aldeias; um projeto de bacias para tratamento de esgoto e ação que garanta aos povos indígenas o protagonismo nas medidas compensatórias.

O MPF também levanta a necessidade de facilitar às comunidades locais o acesso a transporte. E relata que, em julho, após a morte do cacique Domingos Venite Guarani por complicações da Covid-19, foi constatada demora no socorro por causa das condições das estradas que dão acesso às aldeias.

O órgão informou que já fez duas recomendações cobrando o cumprimento das condicionantes, uma em julho de 2017, outra em julho deste ano, ambas sem avanço na execução das medidas.

No texto, o procurador da República Ígor Miranda da Silva, autor da ação, afirma que as comunidades indígenas são diretamente impactadas pelas usinas nucleares, o que exige cumprimento dos termos impostos no processo de licenciamento.

A ação estabelece prazo máximo de 180 dias para início das medidas compensatórias. A Eletronuclear também deve ser impedida de reiniciar as obras de Angra 3 enquanto a condicionante não começar a ser cumprida.

Procurada, a Eletronuclear não se pronunciou até o fechamento desta matéria.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo