Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher completa 40 anos

Mas, em meio à pandemia, casos de agressão disparam

Publicado em 09/10/2020 - 19:01 Por Kariane Costa - Brasília

Em 10 de outubro de 1980, um grupo de mulheres foi às ruas de São Paulo pedir um basta à violência contra a mulher. Já naquela época, a ativista Rachel Moreno lembra que as vítimas desse tipo de crime  não contavam com apoio e enfrentavam muitas vezes sozinhas e caladas os abusos e maus-tratos, principalmente dos companheiros. As poucas que tinham coragem de ir à delegacia para denunciar se sentiam constrangidas.

O ato em São Paulo, há 40 anos, foi o dia histórico que marcou o início da luta pelo fim  da violência contra a mulher no Brasil. Marca também as primeiras conquistas, uma instituição para acolher as  mulheres vítimas de violência,  chamada  SOS Mulher.

O local foi idealizado para receber vítimas  de abuso físico e emocional e para evitar histórias como a que sensibilizou Rachel Moreno.

Tempos depois, após o sucesso do movimento,  veio a primeira delegacia da mulher no Brasil.

De lá pra cá houve avanços nas políticas públicas, como a criação de centros de referência, casas abrigo com endereço não divulgado para que o agressor não localize a vítima, o reconhecimento do feminicídio e, é, claro a Lei Maria da Penha.

Mesmo com todas essas medidas de proteção à mulher, os casos de agressão dispararam em meio à pandemia de Covid-19.

De acordo com dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos houve um aumento de 14% no número de denúncias feitas ao Ligue 180 nos primeiros quatro meses de 2020 em relação ao ano passado, quase 33 mil registros.  

Para fazer uma denúncia ligue 180, o serviço funciona todos os dias, 24 horas e é de graça. A denúncia também pode ser feita on-line pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e pelo site do Ministério da Mulher. Lembre-se: em briga de marido e mulher é preciso meter a colher sim!

Edição: Fabiana Pelles

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo