Governo federal: denúncias de violência podem ser feitas pelo WhatsApp

Número é mais um canal contra violações de direitos humanos

Publicado em 29/10/2020 - 16:06 Por Dayana Vítor - Brasília

O WhatsApp tem sido uma ferramenta bastante usada principalmente nesse período de pandemia. Agora, além de facilitar o contato com a família e os amigos, também será possível usar o aplicativo para fazer denúncias de violência contra as mulheres, idosos, crianças e pessoas com deficiência, por exemplo.

É só encaminhar mensagem para o número (61) 99656-5008 a qualquer hora ou dia da semana. Assim que as denúncias chegam, elas são encaminhadas para apuração das autoridades competentes.

Os serviços do Disque 100 - para denúncias de violações de direitos humanos - e o Ligue 180 - de violência contra a mulher – continuam funcionando, seja por ligação, site ou aplicativo.

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, acrescentou que as denúncias enviadas pelo WhatsApp poderão ser até mais robustas.

A promotora de Justiça do Ministério Público paulista Gabriela Manssur dá o exemplo que as próprias vítimas poderão utilizar o WhatsApp para pedir ajuda.

O ouvidor nacional de Direitos Humanos do Ministério da Mulher, Fernando Ferreira, garante o sigilo das informações.

Segundo o último balanço do Ministério da Mulher, no ano passado, o Ligue 180 e o Disque 100 receberam, juntos, 4 milhões de ligações.

 

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo