Trabalho infantil causou 46,5 mil acidentes e 279 mortes em 12 anos

Perda da infância não é o único problema, alerta MPT

Publicado em 06/10/2020 - 20:40 Por Renata Martins - Brasília

A perda da infância e o abandono escolar não são os únicos prejuízos para crianças e adolescentes que trabalham. O trabalho infantil também causa acidentes graves e pode até matar.

O alerta é do Ministério Público do Trabalho. Segundo o MPT, Entre 2007 e 2019, o trabalho infantil provocou 46.507 acidentes. Quase 28 mil acidentes graves, 279 deles fatais.

Os dados, retirados do Sinan, Sistema de Notificação do Ministério da Saúde, também revelam que 705 crianças e adolescentes tiveram algum membro amputado por causa de acidentes de trabalho nestes 12 anos.

A procuradora Ana Maria Villa Real, coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT, destaca o que pode parecer óbvio: crianças e adolescentes são mais vulneráveis aos riscos de acidente de trabalho.

Aos 14 anos, Cintia Braga perdeu a mão e parte do antebraço esquerdo após um acidente, enquanto operava o moedor de carne industrial da fábrica de salgados em que trabalhava.

O caso de Cíntia é uma das histórias verídicas veiculadas a partir desta terça-feira nas redes sociais e nas rádios do país pelo Ministério Público do Trabalho.

Para Ana Maria Villa Real, ver o trabalho de crianças e adolescentes como algo edificante, que enobrece, revela incompreensão do que significa essa atividade. Por isso, segundo a procuradora, a campanha deste ano lembra que viver a infância plenamente não é um privilégio, é um direito, e que todas “as infâncias” têm o mesmo valor.

As denúncias de trabalho infantil podem ser feitas ao Conselho Tutelar, no site do Ministério Público do Trabalho, secretarias de Assistência Social, delegacias do trabalho e em disque-denúncias, como o disque 100.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo