Governo publica novas regras para assistência social de indígenas

Publicado em 23/11/2020 - 19:51 Por Renata Martins - Brasília

Para facilitar a inclusão de famílias de povos indígenas aos serviços e benefícios ofertados pelo governo federal, o Conselho Nacional de Assistência Social publicou nesta segunda-feira (23) uma nova resolução.

A Política Nacional de Assistência Social, dirigida a todas as famílias e cidadãos em situação de vulnerabilidade, já contempla os indígenas. A diretora do Departamento de Proteção Social Básica do Ministério da Cidadania, Tânia Garib, explica que a nova resolução pretende orientar melhor esse atendimento, considerando, por exemplo, aspectos culturais desses povos.

A medida assegura o direito a residentes ou não em terras indígenas. As informações devem ser detalhadas em linguagem acessível, se necessário na própria língua indígena, quanto aos serviços e benefícios ofertados pelo governo federal.

O advogado do Conselho Indígena de Roraima, Ivo Cípio - do povo macuxi - destaca que é difícil para parte da comunidade conhecer seus direitos, e que a entidade acompanha a implementação da nova norma.

As prefeituras serão responsáveis pelos cadastros. As Secretarias de Assistência Social podem solicitar apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e de instituições representativas indígenas.

A resolução publicada nesta segunda-feira (23) no Diário Oficial da União entra em vigor em uma semana.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo