Ligue 180 também aceita denúncias de violência psicológica

De janeiro até agora, foram 159 mil denúncias do tipo

Publicado em 11/11/2020 - 15:06 Por Bianca Paiva - Brasília

A violência contra a mulher se apresenta de várias formas. Não é só a violência física, que deixa marcas no corpo. Existe também a violência psicológica, que não é visível; mas que causa danos emocionais às mulheres.

Esse tipo de violência também é contabilizado pelo Ligue 180, que é a Central de Atendimento à Mulher para denúncias de violência oferecida pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Os números revelam que, desde janeiro até o momento, foram registradas quase 159 mil denúncias de violência psicológica. Dessas, 63.244 estão relacionadas a violência psicológica especificamente contra a mulher. Em mais da metade delas, o agressor é uma pessoa do convívio da vítima ou marido. Mais de 5 mil foram realizadas em público, ou seja, outras pessoas presenciaram as agressões.

A coordenadora-geral do Sistema Integrado de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Ministério da Mulher, explica as características da violência psicológica.

Para efeito comparativo, no ano passado o Ligue 180 recebeu mais de 67 mil denúncias de violência doméstica, sendo mais de 17 mil de violência psicológica.

Os dados mostram que a pandemia do novo coronavírus em 2020, que exigiu um isolamento social, contribuiu para o aumento desse tipo de violência, como destaca Vanessa Berbel.

Existem duas categorias dentro da violência psicológica que são registradas pelo ligue 180: uma é quando há ameaça. A outra é a violência moral, que inclui calúnia, difamação e injúria. Todas são consideradas crimes previstos no Código Penal Brasileiro.

As denúncias e pedidos de informações pelo Ligue 180 podem ser feitas pela vítima ou por terceiros de forma anônima. O serviço funciona todos os dias, 24 horas. Também existe um número de Whatsapp para denúncias de violência contra a mulher: 61-9. 9656.5008

 

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo