Prefeitura do Rio terá que criar repúblicas para jovens não adotados

Publicado em 26/11/2020 - 19:30 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro terá que criar repúblicas para jovens  que alcançam a maioridade antes de serem adotados ou não têm mais vínculo com suas famílias. A decisão é resultado de uma ação da Defensoria Pública do Rio. A Ação Civil Pública foi proposta pela Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente ainda em 2012.
A decisão em última instância do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirma o veredito do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e prevê prazo de 180 dias para que o município crie, execute e garanta a manutenção permanente das repúblicas de jovens. O descumprimento acarretará multa de R$ 100 mil diários. Ainda em 2016, o município foi condenado pelo tribunal de justiça do estado. Desde então a prefeitura busca impugnar a decisão.
 As unidades devem ser organizadas em femininas e masculinas. As repúblicas são destinadas aos jovens entre 18 e 21 anos que saíram do acolhimento sem vínculos familiares, ou que estejam em situação de vulnerabilidade social.

O pedido da Defensoria ressalta que a falta das repúblicas vem gerando sérios prejuízos aos interesses de jovens acolhidos até a maioridade, tornando necessário ações na justiça para que eles sejam incluídos em programas de moradia. O cumprimento da decisão será provisório, até o julgamento final dos pedidos de impugnação.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo