Denúncias de trabalho infantil caem; MPT alerta para subnotificação

Queda de registros junto à instituição foi de 66% em cinco anos

Publicado em 24/12/2020 - 16:59 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Em cinco anos, o número de denúncias de casos de trabalho infantil recebidas pelo Ministério Público do Trabalho caiu cerca de 66%. Em 2015, foram 5.327 denúncias. Em 2020, esse número ficou em 1.799.

Mas, segundo o MPT, não dá para comemorar. É que isso não significa que caiu o número de crianças e adolescentes trabalhando, mas que os casos de exploração deixaram de ser denunciados.

Para a procuradora do trabalho Ana Maria Villa Real, a pandemia do novo coronavírus contribuiu, mas não é só isso que tem tornado o problema menos visível.

Para mostrar que as denúncias estão sendo subnotificadas, a procuradora lançou mãos dos dados do IBGE divulgados na quinta-feira da semana passada. O número de crianças e adolescentes que estão trabalhando caiu numa proporção menor que o das denúncias registradas pelo Ministério Público.

Em 2019, havia 1,8 milhão de crianças e adolescentes trabalhando. 17% a menos que o registrado em 2016, quando a mão de obra de 2,12 milhões de crianças estava sendo explorada.

Na semana passada, o governo recriou a Conaeti, a Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, que havia sido extinta em 2019. A composição da nova comissão não incluiu órgãos como o Conanda, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a OIT, a Unicef, organização das Nações Unidas para Infância, e o próprio Ministério Público do Trabalho. Para a presidente do conselho, Iolete Ribeiro, sem a participação da sociedade civil fica mais difícil enfrentar o problema.

A nova composição é tripartite: seis representantes do governo, seis dos empregados e seis dos empregadores.

Em nota, o Ministério da Economia argumentou que o tripartismo é a principal forma de diálogo social e um princípio fundador da OIT, a Organização Internacional do Trabalho.

Acrescentou que na escolha dos representantes do governo na comissão foram priorizados os ministérios com políticas relacionadas à erradicação do trabalho infantil. Ou seja, o Ministério da Economia, responsável pelas ações de fiscalização para o combate ao trabalho infantil, o Ministério da Educação, o da Cidadania, Saúde, o da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo