Fiocruz lança guia para o enfrentamento da covid-19 em povos indígenas

Publicado em 20/04/2021 - 15:16 Por Lígia Souto, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Com apoio da Embaixada do Reino Unido, a Fundação Oswaldo Cruz lançou um guia com recomendações para minimizar os efeitos da pandemia de covid-19 sobre populações marginalizadas, entre elas, os povos indígenas e os moradores de favelas. A publicação também apresenta as repercussões do novo coronavírus relacionadas as diferenças raciais e de gênero.

O guia foi elaborado por pesquisadores do Observatório Covid-19 da Fiocruz, e o conteúdo reforça o quanto a crise sanitária evidenciou as desigualdades que atingem a população brasileira.

O lançamento do material, nessa segunda-feira, coincidiu com a data em que é comemorado o Dia do Índio e dedicou a eles boa parte dos estudos. A análise referente aos povos indígenas resultou de um trabalho desenvolvido pelas pesquisadoras Ana Lúcia Pontes e Daniela Alarcon, ambas da Escola Nacional de Saúde Pública, da Fiocruz.

De acordo com as pesquisadoras, os motivos que aumentam a vulnerabilidade dos povos indígenas no enfrentamento à covid incluem o racismo, a invisibilidade e a prevalência de outras doenças como desnutrição, anemia, malária, tuberculose e hepatite B. A falta de acesso a saneamento básico e o compartilhamento de objetos de uso pessoal se somam aos fatores que dificultam a adoção de medidas de prevenção nas aldeias.

Dados do Comitê Nacional pela Vida e Memória Indígena, integrado por lideranças desses povos, indicam que, até a última sexta-feira, tinham sido registradas mais de mil mortes de indígenas por coronavírus e cerca de 52 mil casos da infecção.

Para reduzir esses números, o documento lista 13 recomendações. Entre elas, a ampliação da testagem; contenção de invasões em terras indígenas; e fortalecimento da atenção primária nos Distritos Sanitários Especiais dessas populações.

O trabalho reforça, ainda, a importância de dar voz às lideranças indígenas durante as etapas de formulação e implementação de qualquer ação de enfrentamento à pandemia.

O material, denominado Ações e políticas públicas para conter a Covid-19 e seus impactos sociais, pode ser acessado na página da Fundação Oswaldo Cruz.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo