Blitz ensina motoristas a identificarem casos de tráfico de pessoas

Publicado em 30/07/2021 - 15:15 Por Maira Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Neste Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas, a Polícia Rodoviária Federal, em parceria com a Secretaria de Justiça do Distrito Federal e o Ministério da Mulher, Família e Direitos humanos, realizou uma blitz educativa na BR-020, rodovia que corta o Distrito Federal.

A principal orientação foi usar o Disque 100 para denunciar quando perceber os sinais de que uma situação é tráfico de pessoas. A blitz buscou também mostrar aos motoristas como identificar essa situação.

A gerente de enfrentamento ao tráfico de pessoa e apoio ao migrante da Sejus, Jozélia Silva, explicou quais são os sinais de que uma situação é um caso de tráfico de pessoas.  Segundo ela, a pessoa geralmente está sem a posse de documentos, estar com ferimentos ou hematomas e não ter informações sobre em qual cidade está no momento.

Apesar de ter um caráter informativo, durante as abordagens houve denúncia de tráfico de pessoas. Segundo Gisele Souza, diretora de atendimento as vítimas de violência da Secretaria, um homem resolveu denunciar uma pessoa da vizinhança.

Mulheres e crianças são as principais vítimas desse tipo de crime. Quem explica é a Secretária Nacional de Proteção Global, Mariana Neris, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Ela informa que as principais finalidades do tráfico de pessoas no mundo é voltado para exploração sexual ou trabalho forçado.

O tráfico de pessoas é o comércio ilegal de seres humanos para fins de exploração sexual, trabalho forçado, adoção ilegal, extração de órgãos, adoção ilegal de crianças, entre outros. Também está entre os três crimes mais lucrativos do mundo, perdendo apenas para o tráfico de armas e de drogas.

Edição: Leila Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo