Imigrantes venezuelanos são absorvidos na rede de ensino de Pacaraima

Publicado em 02/08/2021 - 08:30 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Desde a flexibilização da entrada de imigrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade, ao Brasil, a cidade de Pacaraima, em Roraima, mais que dobrou o número de estudantes matriculados na rede municipal de ensino.

Apesar de a recepção dessas pessoas ser atribuição do governo federal, a estrutura de atendimento em saúde e educação, por exemplo, é responsabilidade do município. O chefe de gabinete da prefeitura de Pacaraima, Marcio Medeiros, conta que o impacto da chegada dos imigrantes, foi muito maior nos serviços de saúde e educação do município. Nas escolas da prefeitura, o número de matriculados mais que duplicou, em comparação com os números anteriores à pandemia. Hoje são cerca de 4 mil alunos nas escolas públicas.

Marcio Medeiros argumenta que a cidade de Pacaraima não comporta o alto fluxo de imigrantes em situação de vulnerabilidade social. Por isso, serve de passagem para os venezuelanos que são interiorizados para o restante do país. O fluxo de pessoas em Pacaraima subiu tanto, que começaram a ser formadas as ocupações chamadas “espontâneas”. O chefe de gabinete da prefeitura, Márcio Medeiros, explica que a cidade não tem estrutura para alocar essas pessoas de forma permanente.

Pacaraima faz divisa com a cidade de Santa Elena de Uairén, na Venezuela. Desde que começou a crise humanitária, recebeu mais de um milhão de imigrantes venezuelanos. A estimativa é da Operação Acolhida, do Exército brasileiro. Apesar da situação difícil para muitas famílias que buscam refúgio no Brasil, a entrada dessas pessoas deve ser controlada, com respeito às medidas sanitárias da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e oficializada pela Polícia Federal.

Antes mesmo do fechamento das fronteiras, na pandemia, a operação acolhida já havia atendido mais de um milhão de venezuelanos e mais de cinquenta mil interiorizados para 700 cidades brasileiras.

Com a flexibilização das pessoas vindas da Venezuela, em situação de vulnerabilidade, o controle sanitário é indispensável. No entanto, o índice de contaminação das pessoas acolhidas é menor que 3%, abaixo da média nacional. Isso devido aos protocolos sanitários que são respeitados.

Edição: Jéssica Goncalves / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo