Sete mil crianças e adolescentes são mortos a cada ano, diz Unicef

Publicado em 22/10/2021 - 16:19 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Sete mil crianças e adolescentes, em média, são mortos a cada ano no Brasil. E 45 mil meninos e meninas sofrem violência sexual no país anualmente, desde 2016.

Os dados são do Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, lançado nesta sexta-feira pelo Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O documento traz uma análise inédita a partir de boletins de ocorrência nos 26 estados e do Distrito Federal. 

Das 35 mil mortes violentas de pessoas até 19 anos, identificadas entre 2016 e 2020, cerca de 20 por dia, mais de 31 mil tinham entre 15 e 19 anos.

No total de crianças de até nove anos mortas de forma violenta, mais da metade, ou 56%, eram negras, uma a cada três vítimas era menina, 40% morreram dentro de casa, e, quase a metade, 46% das mortes, ocorreram pelo uso de arma de fogo.

A representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, analisa o que pode ser feito para prevenir esses crimes, como denúncia as autoridades.

Já a violência sexual é um crime que acontece mais na infância e no início da adolescência. Os dados apresentados são do período entre 2017 e 2020, quando foram registrados quase 180 mil casos de estupro com vítimas de até 19 anos, sendo um a cada três em crianças de até 10 anos. 

Quase 80% das vítimas são meninas entre 10 e 14 anos de idade. No caso dos meninos, o crime se concentra na infância, especialmente entre 3 e 9 anos de idade.

E quando há informações sobre a autoria dos crimes, mais de 85% eram pessoas conhecidas da família, como explica a diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno.

Em 2020, ano em que começou a pandemia de covid-19, houve uma queda no número de registros de violência sexual. Mas os analistas acreditam que isso se deve ao período de isolamento social mais forte no Brasil, o que pode representar subnotificação.

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo