Violência contra mulher: Telegram e WhatsApp também recebem denúncias

Publicado em 22/12/2021 - 08:11 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Denúncias de violação dos direitos humanos e violência contra mulher já são atendidas por outros canais além do Disque 100 e Disque 180. A campanha de fim de ano do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos quer reforçar o uso de aplicativos no atendimento, que ainda são pouco utilizados pela população.

O aplicativo Direitos Humanos Brasil, o Telegram e o WhatsApp estão entre as ferramentas que podem ser usadas. E com as tecnologias, ainda é possível anexar à denúncia mídias como áudios, fotos e vídeos.

A coordenadora-geral de Gestão do Disque Direitos Humanos, Ana Terra Teles, lembra ainda, que é garantido o anonimato do denunciante. Outra facilidade é que o site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos conta com um chat em tempo real e atendimento em Libras.

O canal recebe as denúncias, mas quem faz a apuração da ocorrência e dá os encaminhamentos são órgãos como o Ministério Público, a Policia Civil e a Policia Federal.

Entre os grupos atendidos pelo Disque 100, estão crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas em restrição de liberdade, população LGBT e população em situação de rua.

O serviço também está disponível para denúncias de casos que envolvam discriminação étnica ou racial e violência contra ciganos, quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais.

Já as denúncias de violência contra a mulher são registradas pelo Ligue 180.

Qualquer cidadão pode denunciar pelos canais, que funcionam 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Eles podem ser encontrados no site www.gov.br/mdh.

Até inicio do mês de dezembro, mais de 290 mil denúncias foram registradas de acordo com dados no site do ministério. Dessas, 188 mil foram contra mulheres.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo