Quilombos de SP querem doar alimentos a quem tem fome na capital

Vaquinha virtual quer garantir o envio de 10 toneladas de comida

Publicado em 01/01/2022 - 08:31 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Os alimentos produzidos pelos quilombos do Vale do Ribeira, no sul de São Paulo, podem ser doados para comunidades de baixa renda da periferia da capital paulista.

Para isso acontecer, uma vaquinha virtual tenta arrecadar R$ 50 mil para comprar 10 toneladas de alimentos produzidos em roças quilombolas que vão ser entregues às famílias da Favela São Remo, na zona oeste da capital.

A campanha nasceu de uma parceria entre o Museu Afro Brasil e a Cooperquivale, a cooperativa dos quilombos do Vale do Ribeira.

Uma das principais fontes de renda da cooperativa era o fornecimento de merenda escolar. Com a suspensão das aulas, os quilombolas tiveram muito prejuízo.

A saída foi firmar parcerias com a sociedade civil. Antes do Museu Afro Brasil, os quilombolas já tinham se unido à Coalização Negra por Direitos na campanha Tem Gente Com Fome. Desde maio de 2020 já foram doadas mais de 350 toneladas de alimentos.

Para Zeni Florindo dos Santos, do quilombo Ivaporunduva, seu trabalho ganhou ainda mais importância. Segundo ela, o plantio deixou de ser para subsistência e passou a ajudar famílias inteiras.

O Vale do Ribeira concentra o maior número de comunidades remanescentes de quilombos do estado de São Paulo e é nesse território que são cultivados mais de 70 alimentos diferentes como banana, abóbora, feijão, batata doce, etc, num sistema de produção que já foi reconhecido como patrimônio imaterial brasileiro pelo IPHAN.

Tecnologia que Adan Pereira, do quilombo Sapatu, explica como funciona. Segundo ele, a lavoura não destrói a floresta, garantindo a diversidade de produtos numa mesma área, o que diferencia-se da monocultura de grandes fazendas.

Quem quiser participar da campanha pode fazer sua doação pelo site benfeitoria.com, no projeto Dos Quilombos às Periferias: resistência contra fome. As doações a partir de R$ 20 podem ser feitas até o dia 9 de janeiro.

No Brasil, cerca de 19 milhões de pessoas estão passando fome, de acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo