Em 2021, 61 mulheres entregaram seus bebês para adoção no DF

Publicado em 24/02/2022 - 18:21 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio nacional - Brasília

Em 2021, 61 mulheres fizeram a entrega voluntária de bebês para adoção na Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal. O número foi bem maior que o registrado em 2020, quando 48 mulheres procuraram o órgão. Destas, 14 finalizaram o processo.

Há diversos motivos para que a mulher tome essa decisão. Entre eles, uma gravidez indesejada, por ser vítimas de abusos ou pela situação da gestante, que não possui condições financeiras e emocionais. 

O processo de acompanhamento destas mulheres é feito de perto pela Vara da Infância e da Juventude de cada estado. Elas recebem atendimento emocional com psicólogos, assistentes sociais e também uma assessoria jurídica, feita pela Defensoria Pública dos estados e podem desistir a qualquer momento da ideia.

As mulheres que renunciam à maternidade, fazem cientes de que o processo é sigiloso, inclusive no hospital em que o parto é realizado. Para o Supervisor da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal, Walter Gomes, este é um importante passo para que a mulher se sinta amparada e acolhida no processo.

A lei garante o direito ao arrependimento às mães biológicas, após uma audiência feita com juiz, esta mulher tem o prazo de dez dias corridos para manifestar interesse em continuar com o bebê. E recebe acompanhamento familiar por 180 dias, para garantir que a criança receberá os cuidados adequados.

*Com supervisão de Raquel Mariano. 

 

 

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo