PF deflagra Operação Falsas Promessas para combater tráfico de pessoas

Publicado em 09/02/2022 - 16:31 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos vai reforçar o atendimento a mulheres vítimas de trabalho escravo contemporâneo no ambiente domiciliar. A informação foi dada pela ministra Damares Alves em uma live para debater ações de enfrentamento ao trabalho escravo no país.

De acordo com a ministra, esse tipo de situação envolve famílias, com condição de vida melhor, que pegam uma menina, ainda criança, para cuidar como se fosse uma filha. E já mulher, ela continua na casa, trabalhando sem direitos.

A reunião virtual debateu o Fluxo Nacional de Atendimento às Vítimas de Trabalho Escravo, que aborda as ações para enfrentamento do problema. Ele organiza o recebimento das denúncias, as ações de resgate e o encaminhamento para políticas públicas de saúde, educação e profissionalização. O programa reúne vários órgãos de estado.

O coordenador substituto da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, Herbert Barros, destacou o papel da Assistência Social no acolhimento da vítima até levá-la de volta para casa.

Ainda nesta quarta-feira (09), a Polícia Federal deflagrou a operação Falsas Promessas, contra esquema que levou 21 trabalhadores do Maranhão ao Rio Grande do Sul sob falsa promessa de emprego. Ao chegarem ao destino, as vítimas foram constrangidas a assinar contrato com salário inferior ao básico e para atividades diferentes das combinadas. As penas dos investigados podem ultrapassar 16 anos.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo