USP usa inteligência artificial para ajudar no combate à fome

Ferramenta usa banco de dados das prefeituras para mostrar soluções

Publicado em 17/03/2022 - 13:38 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Pesquisadores do Centro de Inteligência Artificial da Universidade de São Paulo desenvolveram uma solução que pode ajudar na tomada de decisões do poder público no combate à fome. A ferramenta utiliza inteligência artificial para analisar diversos bancos de dados como forma de apresentar soluções mais precisas e eficientes para enfrentar a insegurança alimentar. A pesquisa é financiada pela Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, e também pela IBM.

Um dos pesquisadores, o professor de matemática e computação da USP de São Carlos, Alexandre Delbem deu exemplo de como essa solução funciona na prática na busca de fornecedores de alimentos para as escolas.

O professor também falou que, em ambientes com diferentes especialistas, como são geralmente as prefeituras, a inteligência artificial pode auxiliar na comunicação e entendimento deles, inclusive, na economia de tempo para formulação de soluções e implementação. 

Por enquanto, a alternativa está sendo utilizada por grupos de trabalho e organizações sociais ligados à prefeitura de São Paulo. E o Centro de Inteligência Artificial da USP está aberto para o desenvolvimento de novas soluções e parcerias com outras prefeituras, governos ou outras esferas do poder público.

Com produção de Joana Lima.

Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo