97% de indígenas da área urbana de Manaus vivem com menos de R$600/mês

Publicado em 19/05/2022 - 15:41 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Cerca de 97% dos indígenas que vivem na área urbana de Manaus (AM) não recebem mais de R$ 600, por mês. Isso faz com que eles vivam em situação de pobreza e baixo acesso a políticas públicas, sobretudo de saúde.

É o que aponta o projeto MANAÓS, da Fiocruz Amazônia, que quis entender como vivem os indígenas chamados “não aldeiados”, na cidade de Manaus.

Na região do Parque das Tribos, bairro de Tarumã, vivem 2.800 pessoas de 35 etnias. Rodrigo Tobias, pesquisador em Saúde Pública, da Fiocruz Amazônia, argumenta que a situação nos grandes centros impõe muitos desafios.

Essa distância identificada na pesquisa fez com que fossem destinados agentes de atenção básica para a região e, até o fim do ano, uma unidade básica de saúde deve ser construída no Parque das Tribos, em Manaus.

O levantamento ainda mostrou que 68% das famílias indígenas que vivem na área urbana são lideradas por mulheres. Os que vivem lá, migraram há cerca de nove anos em busca de melhores condições de vida e mais acesso às políticas públicas.

O projeto Manaós também teve ações de intervenção, com palestras e materiais informativos. Segundo Rodrigo Tobias, todo o levantamento feito com os indígenas não aldeiados foi documentado e entregue a eles, que estão aptos a reivindicarem os direitos.

Das 2800 pessoas que vivem no Parque das Tribos, em Manaus, a maioria veio de etnias do Alto Solimões: os Kokama e Sateré–Mawé. Depois, os que chegaram do Alto Rio Negro, como os Baré, Tukanos e Baniwas.

A Fiocruz Amazônia levantou informações que podem ajudar “na reflexão dos avanços, fragilidades e desafios” da Política de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, que tende a funcionar mais, segundo o pesquisador, para os que vivem nas aldeias.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo