Mais de 25 famílias recebem certidões de nascimento de filhos adotados

Publicado em 27/05/2022 - 17:46 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Mais de 25 famílias receberam, nesta sexta-feira, certidões de nascimento para oficializar a adoção de crianças e adolescentes. A entrega aconteceu na 1ª e na 2ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do Rio de Janeiro, no centro da capital fluminense, marcando o encerramento da Semana Nacional da Adoção.

O primeiro passo para os interessados em adotar é procurar a vara da infância e juventude mais próxima da sua residência, entregar a documentação requerida e aguardar o chamado para a habilitação. Caso sejam habilitados, entram para uma fila no cadastro nacional de adoção, onde são cruzados os dados entre os perfis requeridos e o das crianças disponíveis para adoção. Depois disso, são promovidos os encontros.

O juiz responsável pelas 1ª e 2ª Varas da Infância da cidade do Rio, Sandro Spindola, falou sobre outras fases do processo de adoção:

"Esses interessados passam por um curso preparatório que trata da realidade dessas crianças: adoções tardias, de grupos de irmãos, adoções inter-raciais e as adoções de crianças com problemas de saúde ou deficiência. Após o curso, passam por avaliação psicológica e social, até a sentença do juiz que os habilita à adoção."

A doula, Helena Guinco e a analista administrativa, Ana Teresa Vieira são casadas há oito anos. Elas se habilitaram para adoção em 2018 e há nove meses adotaram a pequena Rafaela, de um ano. A menina nasceu com plagioencefalia, uma doença congênita, que causa má-formação do crânio. Ela usa um capacete para corrigir a condição, que é tratável. Helena avalia a importância dessa nova etapa na vida da família:

"Agora, aos olhos da justiça a gente tem um papel que atesta que ela é realmente a nossa filha, o que a gente já sente desde a primeira vez que a vimos."

De acordo com o Tribunal de Justiça, os dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento do Conselho Nacional de Justiça indicam que o Brasil tem atualmente 4.102 crianças disponíveis para adoção, sendo 268 delas aqui no Rio de Janeiro.

Entre elas, 152 já estão passando pelo processo de aproximação com as famílias habilitadas. As duas varas da infância da capital somam atualmente 738 processos de adoção em andamento.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo