Nova ferramenta pode acelerar processo de adoção no Brasil

Publicado em 25/05/2022 - 08:07 Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento ganha, nesta quarta-feira, uma nova ferramenta que pode para acelerar o processo. Pretendentes aptos poderão visualizar as crianças e adolescentes disponíveis no cadastro de adoção.

Isabely Mota, uma das criadoras e administradoras do sistema, explica a novidade.

“Fazer com que essas crianças sejam colocadas fotos e vídeos - desde que autorizado judicialmente -, para que essas pessoas que estão na fila vejam essas crianças e muitas vezes alterem o seu perfil para adotar também crianças até mais velhas ou com problemas de saúde. Nosso intuito com essa nova ferramenta é diminuir o número de crianças que não conseguem adoção no Brasil.”

O sistema faz uma busca ativa que amplia o acesso a informações de crianças e adolescentes acolhidos, aptos, mas sem pretendentes disponíveis compatíveis com cada perfil. Isso aumenta as chances de encontrar uma família.

O supervisor da área de adoção da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal, Walter Gomes de Sousa, destaca os perfis de crianças mais procurados para adoção.

“Essas famílias querem adotar uma criança de 0 lá no máximo 2 anos, que seja saudável e que não tenha irmãos. Então esse perfil acaba já excluindo a possibilidade de adoção de 90% dos que estão aptos para adoção. O sistema de habilitação brasileiro permite fixar o perfil preferido. Só que, à medida que ele estabelece o perfil preferido, ele vai excluindo aqueles que têm o potencial de imediata adoção.”

A adoção de crianças com esse padrão de perfil demora, em média, de seis a sete anos. Mas tem processo que dura apenas um dia, após a habilitação de quem pretende adotar. É o que a gente vai contar na próxima reportagem.

*Com sonoplastia de Messias Melo e produção de Renato Lima

Confira também: Ampliação do perfil pode reduzir tempo de espera para adoção

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo