Mapa do Iphan cataloga 1,4 mil etnias indígenas no país

Publicado em 30/06/2022 - 21:39 Por Gabriel Brum, da Rádio Nacional - Brasília

Mais de 1.400 etnias indígenas foram catalogadas e fazem parte de um mapa lançado nesta quinta-feira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Esta é uma versão moderna e atualizada do mapa etno-histórico do Brasil e Regiões Adjacentes, elaborado no início do século 20, com foco em retratar a quantidade e diversidade étnica e linguística.

Agora, ao pesquisar sobre a configuração de etnias indígenas pelo território brasileiro, os usuários podem utilizar filtros de buscas detalhados e em seguida, receber informações linguísticas e de localização.

A presidente do Iphan, Larissa Peixoto, explica a importância de modernizar esse mapa.

“A plataforma busca tornar mais acessível a sociedade, a história do Brasil e assim promover a diversidade linguística brasileira. O mapa documenta a diversidade social e cultural do território nacional e adjacências reunindo cerca de 1.400 etnônimos indígenas e 972 referências bibliográficas sobre os povos indígenas.”

O responsável pela primeira versão do mapa foi o etnólogo alemão, Curt Unckel, que dedicou seus trabalhos de pesquisa a causas indígenas no Brasil. Por aqui, os Guaraní, batizaram Curt como Nimuendajú – nome da atual versão do mapa e que significa fazer moradia.

A nova versão do mapa pode ser acessada aqui

Edição: Sheily Noleto (Rádio Nacional) e Luiz Claudio (web)

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo