Mutirão para requalificação civil de pessoas trans é realizado no Rio

Publicado em 28/06/2022 - 12:10 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, nesta terça-feira, 28 de junho, está sendo lembrado na cidade do Rio de Janeiro com diversas atividades e ações de promoção ao orgulho e de combate ao preconceito.

No campus Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz, a programação começou às 10h, com palestras sobre o enfrentamento às desigualdades e formas de violência.

As atividades seguem com o mutirão para a requalificação civil de pessoas trans. A ação faz parte do projeto Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Rio que tem a parceria do Núcleo de Defesa dos Direitos Homoafetivos  e Diversidade Sexual da Defensoria Pública do estado.

A defensora Mirela Assad, coordenadora do Nudiversis, explicou que a requalificação civil significa inclusão social de uma pessoa que passa a ter documentos que condizem com a sua identidade de gênero e com o seu nome, passando, então, a exercer seus direitos civis, como assinar sua carteira de trabalho ou firmar um contrato social.

Mirela destaca que neste mutirão, será feita a segunda requalificação civil pós-mortem no estado. Ela considera a ação muito importante para as pessoas trans que não têm uma identidade como se reconhecem.

A prefeitura do Rio montou um stand na Praça Mauá, no centro, para cadastrar a população LGBTQIA+ que precise de acolhimento e de atenção básica de saúde, assistência jurídica e psicológica.

Já o Metrô Rio vestiu uma das escadas da estação General Osório, em Ipanema, na zona sul, com a bandeira símbolo da luta pelos direitos LGBTQIA+.

O local foi escolhido por dar acesso à Praia de Ipanema, eleita a segunda melhor do mundo para o público gay.

O Dia Internacional do Orgulho Gay foi criado em 28 de junho de 1969 e lembra um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a rebelião de Stonewall Inn, em que a comunidade se revoltou contra invasões da polícia de Nova Iorque aos bares que eram frequentados por homossexuais.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo