Estupro no parto: hospital do Rio não garantia direitos das mulheres

Publicado em 18/07/2022 - 18:24 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro encontrou falhas em hospital onde um médico anestesista foi preso em flagrante após estuprar uma mulher que fazia um parto por cirurgia cesariana. A vistoria foi realizada na última quinta-feira (14), porém o resultado só foi divulgado nesta segunda-feira (18).

Entre os problemas identificados, destacam-se falhas no processo de preenchimento dos dados do livro do centro cirúrgico, que descreve as informações dos procedimentos realizados. Outra falha encontrada foi no armazenamento da documentação das pacientes.

A defensoria pontuou ainda que fato de os obstetras não terem questionado a sedação nem interpelado o anestesista quando ele orientou o pai a se retirar do centro cirúrgico, demonstra que os direitos da parturiente não foram respeitados.

O próximo passo, de acordo com a Defensoria, será encaminhar o relatório com as inconformidades identificadas à Fundação Saúde e à Secretaria de Estado de Saúde.

A coordenadora de Saúde da DPRJ, defensora Thaísa Guerreiro, lembra que o Brasil já foi alertado no último relatório da Comissão Interamericana de Direitos Humanos sobre um número alto de cesáreas com níveis de medicação acima do padrão. A conduta aumenta o risco à saúde e à vida das mulheres.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informa que as fichas das pacientes foram armazenadas de forma apartada por necessidade de zelo e disponibilização da documentação para polícia, Ministério Público e Defensoria Pública.

Já a direção do Hospital da Mulher Heloneida Studart informa que todos os registros foram feitos de forma adequada, porém, como os profissionais do hospital montaram um flagrante para o médico, a equipe evitou escrever no livro do centro cirúrgico no momento logo após o fato, porque o anestesista podia ter acesso ao livro e escapar do flagrante.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo