Mulheres e negros refugiados venezuelanos têm menos acesso a emprego

Publicado em 15/08/2022 - 12:39 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

O ingresso de venezuelanos no Brasil tem gerado menos oportunidades de integração para mulheres e negros daquele país. É o que revelam os dados da Agência para Refugiados da ONU - Organização das Nações Unidas. 

Apesar de o número de imigrantes venezuelanos ser quase o mesmo entre homens e mulheres, apenas 27% delas se fixaram no país por causa de uma vaga de emprego, enquanto mais da metade (57%) se interiorizou para reunificação familiar. Na comparação entre gêneros, 17% das mulheres venezuelanas estão sem ocupação, já os homens sem trabalho correspondem a 6,4%.

A diferença também ocorre em relação ao salário. Entre as mulheres venezuelanas, o rendimento médio é de pouco mais de R$ 1,1 mil, metade da média das brasileiras. Entre os venezuelanos e brasileiros homens, a diferença salarial é de pouco menos de 40%.

Na análise de raça e cor, apesar de a população preta ter a menor taxa de desocupação entre todos os grupos analisados, venezuelanos negros têm uma inserção mais precária, trabalhando menos horas do que gostariam.

De acordo com o estudo da ONU, os imigrantes e refugiados têm mais acesso a empregos formais depois de serem realocados de Roraima para outros estados.

Segundo o Ministério da Cidadania, Manaus e Curitiba são as capitais que mais receberam venezuelanos, cerca de 5 mil pessoas cada uma. A ONU estima que mais de cinco milhões de pessoas saíram da Venezuela em busca de melhores condições nos últimos anos. Desde 2018, 844 municípios brasileiros já receberam quase 80 mil imigrantes. Doze mil, apenas no primeiro semestre deste ano.

 

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo