Trabalho escravo: 57 pessoas são resgatadas em pedreiras no Piauí

Publicado em 29/09/2022 - 12:16 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

Cinquenta e sete trabalhadores em situação análoga à escravidão foram resgatados em seis pedreiras localizadas no Piauí, na última semana. As informações foram divulgadas pelo Ministério Público Estadual e, entre os resgatados, havia dois menores de idade.

Os resgates ocorreram nos municípios de Canto do Buriti, Amarante e Nazaré do Piauí, região do médio Parnaíba. 

De acordo com o procurador José Soares, foram encontradas diversas irregularidades, como falta de registro em carteira, de treinamento ou qualquer equipamento de proteção individual para extração das pedras com explosivos. Não havia água potável, banheiros ou alojamento no local e as refeições eram preparadas e consumidas “no meio do mato”. 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, que ajudou na operação, os trabalhadores relataram receber R$ 220,00 para cada mil pedras extraídas.

Os empregadores de cinco pedreiras firmaram Termos de Ajuste de Conduta, se comprometendo a sanar as irregularidades. Os 57 trabalhadores têm direito ao pagamento de verbas rescisórias e indenizações por danos morais. Uma única pedreira não aceitou o compromisso e deve ser processada. 

As medidas não excluem a investigação e implicação dos empresários que negociam as pedras para uso em calçamento de vários municípios do estado. 

Os pais dos dois adolescentes também assinaram um TAC se comprometendo a tirar os filhos de qualquer trabalho perigoso ou insalubre antes dos 18 anos. O trabalho em pedreira integra a Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil, conforme Convenção da Organização Internacional do Trabalho.

Edição: Paula de Castro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo