Campanha de adoção leva crianças para o Cristo Redentor

Passeio busca cumprir direito à convivência comunitária

Publicado em 27/10/2022 - 10:48 Por Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

30 crianças e adolescentes disponíveis para adoção participam, nesta quinta-feira (27), de um passeio especial: uma visita ao Cristo Redentor.

A iniciativa faz parte da 3ª edição da campanha Braços Abertos para Adoção, parceria das Varas da Infância, Juventude e Idoso. Sérgio Luís Ribeiro, titular da 4ª Vara da Infância e Juventude, explica que o passeio é importante para a socialização dos participantes.

“É o cumprimento de um direito de toda criança e adolescente, que é o direito às convivências familiar e comunitária. Tem que ser garantido a todas essas crianças não só o convívio familiar, mas também o comunitário, para essa socialização e para elas enxergarem um modo de vida saudável e verem seus direitos respeitados, e se tornarem pessoas boas e saudáveis”.

De acordo com o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), existem atualmente 4.246 crianças e adolescentes aptos à adoção no Brasil, sendo 254 no estado do Rio. Mais de 80% são declarados pardos ou pretos, a maioria é do sexo masculino e mais da metade tem mais de 8 anos de idade.

Sérgio Luís Ribeiro ressalta que adotar é um processo simples.

“A pessoa que quer adotar tem que procurar a Vara da Infância e Juventude que tem competência para a sua área de residência. Ela vai apresentar alguns documentos, vai haver um estudo social, um estudo psicológico, ela vai iniciar um processo de habilitação para adoção. Esse processo é extremamente necessário, porque a pessoa vai ouvir palestras, experiências de pessoas que já adotaram, para entender o que de fato é a adoção. No final dessa preparação, ela vai escolher o perfil da criança ou do adolescente que ela quer adotar”.

Além do passeio, a Campanha Braços Abertos vai promover uma distribuição de presentes para crianças de abrigos e instituições do Rio e Grande Rio.

Edição: Elifas Levi/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo