Instituição aponta negros como maiores vítimas em ações policiais

Publicado em 17/11/2022 - 11:55 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Pelo menos 5 pessoas negras foram mortas a cada dia em ações realizadas por agentes de segurança do Estado, no Brasil, em 2021. O dado abrange apenas sete estados, que são monitorados pela Rede de Observatórios em Segurança Pública, e se refere a um total de 3290 mortes em operações policiais, com 2154 vítimas pretas ou pardas, ou 65%.

Mas os pesquisadores da rede alertam que um dos estados monitorados, o Maranhão, não faz o registro da cor das vítimas, e, nos outros, há muita subnotificação, que chega a 69% no Ceará. De acordo com a instituição, o estado que registrou no período avaliado o maior número absoluto de vítimas foi o Rio de Janeiro, com 1060 pessoas negras mortas. Já a maior proporção de negros entre os mortos foi registrada na Bahia, 98%.

A coordenadora da Rede, Silvia Ramos, salienta que em todos os locais a quantidade de negros entre as vítimas é maior do que a porcentagem desse grupo na população. No Rio de Janeiro, por exemplo, enquanto 51,7% dos habitantes se declaram pretos ou pardos, 87,3% dos mortos por agentes do estado tinham essa classificação.

O Rio de Janeiro também é o campeão em registros de chacina, com 57 ações policiais que deixaram 3 ou mais mortos. Entre esses registros, está o caso emblemático da Favela do Jacarezinho, na zona norte da capital, onde em maio de 2021, 27 suspeitos foram mortos por agentes de elite da Polícia Civil,  com diversas denúncias de execução. Na mesma operação, um policial foi morto com um tiro na cabeça, quando entrava na comunidade dominada pelo tráfico de drogas.

Em nota, a Polícia Militar do Rio de Janeiro afirmou que não há qualquer viés racial em sua atuação e que as ações de enfrentamento ao crime são planejadas com base em informações de inteligência, e a preservação da vida como preocupação central.

Já a Polícia Civil do estado declarou que não reconhece a metodologia utilizada pela pesquisa, mas que sua atuação operacional é baseada no tripé inteligência, investigação e ação e todas as mortes ocorridas nos últimos dois anos, são em decorrência de injusta agressão praticada em desfavor de agentes do estado.

Edição: Vitoria Elizabeth/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo