Prefeitura do Rio oferece atendimento para idosos em vulnerabilidade

Publicado em 29/11/2022 - 17:25 Por Solimar Luz, da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O envelhecimento da população brasileira chama atenção para a necessidade de garantir qualidade de vida aos idosos.

Na capital fluminense, um projeto da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida vai oferecer atendimento domiciliar a pessoas com 60 anos ou mais, em situação de vulnerabilidade social.

O Projeto ""C.A.S.A, Cuidado, Assistência, Saúde e Atenção"" conta com uma equipe multidisciplinar: cuidadores, assistente social, psicólogo, nutricionista e técnico de enfermagem.

Para participar do projeto, o idoso deve morar no município do Rio de Janeiro, ter renda pessoal de até dois salários mínimos, matrícula no Sistema único de Saúde e comprovação de acompanhamento pela rede da Secretaria Municipal de Saúde.

O projeto será realizado de segunda a sexta-feira, das 8 horas da manhã às CINCO da tarde, com a presença dos cuidadores na residência dos idosos. 

Nesta primeira etapa, oito moradores de Bangu e Santa Cruz, na Zona Oeste carioca, foram habilitados pela Secretaria para receber o serviço domiciliar.A expectativa é que o projeto chegue a mais idosos, oferecendo qualidade de vida no processo de envelhecimento.

E quem quiser trabalhar no Projeto C.A.S.A, como cuidador, pode encaminhar currículo para casacurriculo960@gmail.com. É necessário ter curso na área, reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 160 horas.

Edição: Vitória Rangel (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo