Governo suspende novas autorizações de acesso ao território Yanomami

Publicado em 01/02/2023 - 14:29 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Estão suspensas, por período indeterminado, novas autorizações para acesso à Terra Indígena Yanomami, em Roraima. É o que determina a portaria da FUNAI, Fundação Nacional dos Povos Indígenas, publicada nesta quarta-feira (01), no Diário Oficial da União. 

A medida foi tomada depois que o Ministério da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional da população Yanomami, no estado. O documento é assinado junto com a SESAI, Secretaria Especial de Saúde Indígena e busca resguardar e respeitar os Yanomami, diante da grave crise humanitária, causada por diversas doenças e a desnutrição. 

Segundo a portaria, o controle de acesso à terra indígena Yanomami vai ser coordenado pelo COE, Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública. O órgão vai reavaliar as autorizações que já estão em vigor. E as novas autorizações para acesso à Terra Indígena Yanomami estão suspensas enquanto durar a Emergência em Saúde Pública do Ministério da Saúde, que também acompanha de perto a situação dos indígenas. 

No entanto, o acesso não fica proibido para profissionais de saúde e saneamento da SESAI, nem para agentes públicos em missão, a exemplo de servidores da FUNAI e forças de segurança. Neste caso, essas pessoas devem comprovar que estão com as vacinas em dia, inclusive contra covid-19. Também devem comprovar que não possuem doença infectocontagiosas, incluindo teste negativo de covid-19, e assinar um termo de compromisso. 

Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo