Histórias Raras #3.1 💬 Conversa sobre direitos

Em entrevista, gestora em direitos humanos fala desafios futuros

Publicado em 28/02/2023 - 15:09 Por Leyberson Pedrosa - Brasília

Falta de dados específicos sobre pessoas com doenças raras no país; ausência de levantamento sobre mortos por covid-19 que possuíam alguma deficiência ou eram raros; falta de campanhas de promoção dos direitos dessa população.

Esses são alguns dos obstáculos com os quais o governo atual se deparou, e que deve superar para a criação de uma política nacional efetiva de atenção a cidadãos e cidadãs com enfermidades incomuns e deficiências.

Nesta terça-feira (28), data em que é celebrado o Dia Mundial das Doenças Raras – oficialmente dia 29, em anos bissextos, a Radioagência Nacional traz uma entrevista com a secretária nacional de Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDH).

Este é um conteúdo extra da série especial Histórias Raras, podcast que narra a descoberta, o convívio e a luta por visibilidade de pessoas com doenças raras.

Feminella falou sobre os desafios do novo governo para atuar na área, explicou o impacto que a gestão da pandemia de covid-19 teve nesse segmento da sociedade e também destacou a homenagem que o governo e os movimentos sociais fazem, neste dia 28 de fevereiro, à pesquisadora e ativista rara Adriana Dias, que morreu há 30 dias.

A íntegra da entrevista pode ser ouvida e baixada no player do topo da página. Leia, abaixo, um trecho da conversa:

Radioagência Nacional: Aqui no Ministério dos Direitos Humanos funciona o Comitê Interministerial das Doenças Raras, né? Qual o papel desse colegiado?

Anna Paula Feminella: A Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência coordena o Comitê de Doenças Raras. É um comitê interinstitucional, então envolve a promoção dos direitos humanos das pessoas com doenças raras e envolve não só o acesso à saúde, mas também a superação das discriminações que as pessoas com doenças raras sofrem.

Radioagência Nacional: Qual é o caminho pra acabar com a estigmatização, os preconceitos, essa visão até capacitista que a sociedade tem das pessoas com deficiência e com doenças raras, que muitas vezes têm uma deficiência invisível?

Anna Paula Feminella do MDH fala sobre direito a pessoas com doenças rarasAnna Paula Feminella: É muito importante essa perspectiva da diversidade de questões que envolvem as doenças raras. A heterogeneidade é imensa. Eu acredito que é com comunicação pública, é tornando a temática de interesse social. E aí está o papel da EBC [Empresa Brasil de Comunicação], de difundir essas perspectivas, porque são barreiras diferentes, né?

E é incrível, como eu sou cadeirante também, eu visualizo muito isso, porque as pessoas vêm me abordar como se eu fosse somente usuária dos serviços de saúde, e não de todos os outros direitos, como a educação. Eu acho que também é muito motivado por aquela imagem usada nos banheiros, aquele ícone do cadeirante. A gente precisa superar essa perspectiva que deficiência é só colocar rampa ou elevador que está resolvido.

Então essa questão da invisibilidade das doenças raras se vence com comunicação, com educação desde o início. Ampliar a visão da diversidade humana. É uma temática de interesse comum da sociedade, porque ninguém está livre de adquirir uma doença ou desenvolver alguma doença rara.

Radioagência Nacional: Em 2020, a gente teve a pandemia de covid-19, e imagino que a dificuldade para pessoas com deficiências ou pessoas com doenças raras aumentou.

Anna Paula Feminella: A pandemia impactou muito as pessoas com deficiência, as pessoas com doenças raras, por conta da falta de priorização, do reconhecimento de que estamos mais vulnerabilizadas em relação à covid. O que nós denunciamos enquanto movimento social é que houve uma política deliberada de deixar morrer.

A falta de prioridade foi uma denúncia, a gente chegou ao Supremo Tribunal Federal para que fosse garantida prioridade na vacinação. E mesmo assim ela veio muito tardia.

Houve um outro problema: a gente não tem os dados, não sabe ainda quantas pessoas com deficiência ou pessoas com doenças raras faleceram em função da covid-19. Além da morte física promovida, ainda há a falta que a gente chama de epistemicídio, que é a falta de conhecimento sobre as pessoas com deficiência, as pessoas com doenças raras.

 

Confira todos os episódios da série especial Histórias Raras:

  1. Um cochilo apenas conta a luta pelo diagnóstico correto de uma doença rara;
  2. Vale o custo relata os desafios diários de pessoas com doenças raras;
  3. Até o Dia é Raro narra luta por visibilidade e políticas públicas das entrevistadas. 

 

A série também tem uma versão com Libras e legendas no YouTube:

  1. Um cochilo apenas;
  2. Vale o custo;
  3. Até o Dia é Raro (28)

 

Especial Histórias Raras

Clique sobre o item para mais informações

Sobre o podcast
Sinopses dos episódios
Como tocar nas rádios
Apoio a raros
Créditos

 

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo