A cada minuto, duas pessoas são estupradas no Brasil, diz Ipea

Pesquisa mostra que a maior parte das vítimas tem menos de 18 anos

Publicado em 03/03/2023 - 15:20 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A cada minuto, pelo menos duas pessoas são estupradas no Brasil, de acordo com estimativa do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Os pesquisadores cruzaram bases de dados de segurança pública e saúde, de 2019, e calcularam que 822 mil violências deste tipo ocorram no país anualmente, número que pode chegar a 2,2 milhões.

O estudo mostra ainda que a maior parte das vítimas é menor de idade, com um pico de ocorrências envolvendo adolescentes de 13 a 15 anos. No entanto, apenas uma pequena parcela é denunciada.

De acordo com os dados disponíveis, a polícia registra algo entre 8,5% e 11,4% dos casos. Já as notificações ao sistema de saúde ficam apenas entre 4,2 e 5,6%, como explica o pesquisador do IPEA, Daniel Cerqueira, um dos autores do estudo. 

O sistema de informação de agravos de notificação, por exemplo, só registrou cerca de 34.400 casos de estupro em 2019. O Sinan reúne todas as ocorrências de notificação obrigatória, como os casos suspeitos de estupro atendidos por profissionais de saúde.

Já o Fórum Nacional de Segurança Pública contou quase 70 mil vítimas de estupro ou estupro de vulnerável no mesmo ano, com base nos registros policiais. Ambos os números ficaram muito abaixo do total estimado.

A advogada Marina Ganzarolli, fundadora da organização "Me Too Brasil", que dá apoio a vítimas de violência sexual, diz que a subnotificação é o maior entrave para o combate a esses crimes. Ela complementa que um estudo americano já mapeou as principais razões que inibem as vítimas a denunciar, todas relacionadas com o machismo da sociedade, já que a grande maioria das vítimas é do genero feminino ...

Marina também reforça um ponto trazido pela pesquisa do IPEA: na maioria das vezes o agressor é alguém conhecido da vítima, especialmente no caso das menores de idade. Considerando isso, os pesquisadores acreditam, inclusive, que a estimativa é conservadora, já que os casos ocorridos no seio familiar tendem a ficar ainda mais escondidos.

Edição: Vitória Elisabeth / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo