Mais de 30 mil famílias sofrem ameaças em áreas rurais no Maranhão

Dados consta em relatório da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Publicado em 24/03/2023 - 12:44 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

De janeiro de 2020 a junho de 2022, pelo menos 14 lideranças do campo foram assassinadas e mais de 30 mil famílias estão ameaçadas nos territórios quilombolas e comunidades tradicionais no Maranhão. As denúncias de violência, assassinatos e grilagem de terra constam no relatório lançado nesta quarta-feira (22), pela Comissão especial da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

As informações foram levantadas a partir de visitas a 35 comunidades de povos tradicionais, em seis municípios maranhenses: São Luís, Arari, Brejo, Caxias, São João Sóter e Buriti.

O caso de violência mais recente ocorreu na comunidade tradicional Baixão dos Rochas, no município de São Benedito do Rio Preto. No último fim de semana, a comunidade foi atacada por 20 homens armados que incendiaram casas e expulsaram moradores, conforme conta Marciano de Caldas.

A polícia abriu inquérito para investigar a ação. De acordo com Padre Dário Bossi, membro da Comissão especial da CNBB, o caso de Baixão dos Rochas reflete a pressão econômica a qual as comunidades tradicionais estão submetidas e que está sendo denunciada no relatório.

Uma das principais recomendações do relatório é que o Incra, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, conclua com rapidez os processos de regularização fundiária de todas essas dezenas de comunidades escutadas pela CNBB em junho do ano passado. 

Nossa produção entrou em contato com o Incra, mas ainda não obteve um posicionamento.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo