Terceirização favorece o trabalho análogo ao escravo no país

Publicado em 28/03/2023 - 08:21 Por Andreia Verdélio - Repórter Agência Brasil - Brasília

A terceirização das relações trabalhistas e o aumento da desigualdade social favoreceram os casos de trabalho semelhante à escravidão no país. Essa é a avaliação de especialistas ouvidos pela Agência Brasil.

O período da pandemia, o aumento do desemprego e as oportunidades mais precárias de emprego influenciaram o aumento do número de pessoas submetidas a condições degradantes de trabalho.  Segundo avalia a diretora executiva do Instituto do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, Marina Ferro.

"Combater o trabalho escravo é você também produzir, né? Oportunidades e reduzir as desigualdades. Quanto mais você tem desigualdade social, mais fácil vai ficar de precarizar as situações. Quanto mais você tira as pessoas da pobreza, da fome, gera oportunidades dignas, menos isso acontece."

Além da queda na renda das famílias,  o procurador do Ministério Público do Trabalho em Alagoas, Tiago Cavalcanti, concorda que a precarização das relações trabalhistas piorou o quadro do trabalho escravo no Brasil.

"A gente teve uma precarização dos níveis de proteção social, ou seja, a legislação trabalhista foi flexibilizada, ela foi desregulamentada, a proteção social da Previdência Social foi flexibilizada, a gente teve o fenômeno da "uberização" das relações de trabalho de uma forma muito intensa, de um certo modo, fomentado e incentivado pelos últimos governos."

O grande número de resgates de pessoas em condições semelhantes a escravidão neste início do ano trouxe o tema de volta ao debate público. Os casos registrados nas vinícolas do Rio Grande do Sul, de cortadores de cana em São Paulo, Goiás e Minas Gerais, têm um ponto em comum: todos trabalhavam para empresas terceirizadas.

Para o procurador do trabalho Tiago Cavalcanti, as empresas que subcontratam os trabalhadores terceirizados fingem não ver o problema.

"A identificação é óbvia. O que existe na verdade é o que a gente chama de uma cegueira deliberada. Ou seja, uma cegueira proposital. Ela fecha os olhos, finge que não conhece aquela realidade, quando na verdade ela tem todos os elementos pra saber que aquilo existe de fato."

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, neste ano até o início de março, as autoridades resgataram 523 vítimas de trabalho análogo ao escravo. O agronegócio é o setor econômico mais frequentemente envolvido. De 1995 a 2022, das mais de 57 mil pessoas resgatadas dessa situação, 29% atuavam na criação de bovinos, 14% no cultivo de cana-de-açúcar e sete por cento na produção florestal. 

Edição: Lucas Pordeus / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo