Comitê da ONU condena violações cometidas em ações policiais no Brasil

Publicado em 12/05/2023 - 17:36 Por Felipe Carvalho - Repórter da ONU News - Nova York

O Comitê das Nações Unidas contra a Tortura divulgou nesta sexta-feira (12) suas conclusões sobre seis países. O Brasil é o único de língua portuguesa na lista que inclui Colômbia, Etiópia, Cazaquistão, Luxemburgo e Eslováquia.

No caso brasileiro, o Comitê saudou a criação do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania no Brasil, mas expressou preocupação com graves violações cometidas em ações policiais e militares em favelas do país.

De acordo com os especialistas, o Brasil precisa tomar medidas urgentes para desmilitarizar as atividades de aplicação da lei, acabando com o uso excessivo da força - especialmente letal - e reforçando mecanismos independentes de supervisão.

Segundo o levantamento, o Brasil registra casos de execuções extrajudiciais, tortura e violência sexual, principalmente contra a população negra. Essas violações teriam sido cometidas por vários órgãos de segurança do Estado, incluindo a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal.

Outro ponto de alerta são as taxas desproporcionais de encarceramento de descendentes de africanos no país. Os peritos apontaram a falta de medidas para abordar as causas por trás dessa tendência.

Antes da avaliação final, divulgada nesta sexta-feira, o ministro do Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Almeida, disse que é necessário reconhecer os desafios e que o país está tentando lidar com uma longa trajetória de sucessivas violações, que remontam a um empreendimento colonial e à desumanização dos escravizados no país.

O chefe da pasta de Direitos Humanos disse que o governo está disposto a fazer bom uso das recomendações do Comitê para reforçar domesticamente o compromisso com o combate à tortura.

Edição: Rádio Nacional / Nathália Mendes

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo