Cresce quantidade de mães que criam os filhos totalmente sozinhas

Publicado em 14/05/2023 - 11:01 Por Carolina Pessôa – Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O número de mães solo, aquelas que cuidam sozinhas de seus filhos, aumentou 17% na última década, passando de 9,6 milhões em 2012 para mais de 11 milhões em 2022. Esta situação gera ainda mais dificuldades para o ingresso destas mulheres no mercado de trabalho. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

De acordo com o estudo a maior parte dessas mães, pouco mais de 70%, vivem apenas com seus filhos, são formadas por mulheres negras, com um número de quase 7 milhões, e moram no Norte e Nordeste do país. 

Janaína Feijó, responsável pelo estudo, resume a dificuldade enfrentada por essas mães: “essa mãe praticamente não tem com quem contar, ela não tem uma rede de apoio e ela não conta também com o cônjuge, que faz com que a sobrecarga da maternidade recaia muito mais forte sobre a mãe nestas condições”. 

Janaína também ressalta que esses números refletem em um menor nível de instrução dessas mulheres e em dificuldades para se equiparar aos homens no mercado de trabalho. A situação é ainda mais crítica para as negras, com mais da metade delas, 58%, tendo no máximo o ensino fundamental completo e apenas 8,9% com nível superior. 

Karlielly Alves é mãe solo. Para ela, a parte financeira é a mais difícil em especial quando a mulher não amamenta e depende do uso de fórmula: "você pensa, ai meu Deus, como vai ser na semana, porque o leite de fórmula geralmente dura uma semana, então cada semana é um gasto diferente”. 

O estudo também aponta a relação entre idade e presença na força de trabalho. De todas as mães solo entre 15 e 60 anos, 29% estão fora da força, 7,2% estão desempregadas e 63% estão ocupadas. No caso de mulheres com filhos até 5 anos de idade essa situação piora: as chances delas estarem fora da força aumenta para 32% e de estarem desempregadas sobre para 10%. 

Edição: Paula de Castro/Francisco Sousa

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo