Notificação de violação de direitos humanos contra idosos aumenta 97%

Publicado em 05/05/2023 - 19:27 Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasília

As notificações de violação de direitos humanos contra pessoas idosas cresceram 97% nos três primeiros meses do ano. Foram mais de 200 mil registros em todo país, segundo levantamento feito pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos por meio dos dados do Disque 100.

Isabel Gonzalez Lopizic, assistente social da Defensoria Pública do Maranhão e presidente da Associação Nacional de Gerontologia, diz que o principal agressor está dentro de casa.

Isabel afirma que na pandemia, as denúncias diminuíram, com os agressores dentro de casa. E nesse momento, as pessoas estão buscando mais os órgãos que fazem atendimento à vítimas de violência.

O secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, diz que a  retomada do Disque 100 influencoiu o aumento das denúncias.

A orientação é para que idosos e familiares realizem as denúncias pelo Disque 100, a polícia, no 190, ou no Centro de Referência em Assistência Social na sua localidade.

 

 

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo