Unicef lança campanha para combater o racismo na primeira infância

Publicado em 23/05/2023 - 09:08 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Combater o racismo na primeira infância é o novo desafio que o UNICEF abraça a partir desta terça-feira (23), com o lançamento da estratégia Primeira Infância Antirracista, no Rio de Janeiro.

A iniciativa, uma parceria com o Instituto Promundo, vai capacitar profissionais de educação, saúde e assistência social para o enfrentamento do racismo nessa fase, além de disponibilizar conteúdos online para as famílias.

Até junho o projeto vai estar também em São Paulo, Manaus, Salvador, Recife, Belém e Fortaleza. Já houve uma experiência piloto do Primeira Infância Antirracista em São Luís na semana passada

Maíra Souza, oficial de Primeira Infância do UNICEF, explica que há inúmeras evidências que mostram que é nessa fase da vida, mais precisamente entre os oito meses e 2 anos, que as crianças negras vivenciam o racismo pela primeira vez.

Os focos do programa são os territórios vulneráveis dessas capitais, que já são alvo de ações do programa Agenda Cidade UNICEF, parceria com prefeituras para prevenção à violência, promoção de direitos e oportunidades para crianças e adolescentes.

No Rio de Janeiro, o Primeira Infância Antirracista acontece na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, no bairro da Pavuna, na zona norte, e vai contar com a participação de 250 profissionais das áreas da Educação, Saúde, Assistência Social, além de lideranças sociais e adolescentes.

Além de palestras e oficinas com os profissionais, serão disponibilizados cadernos para cada área com orientações para uma pratica e abordagem antirracista.

Segundo Maíra Souza, o material traz tanto questões subjetivas quanto objetivas sobre o tema.

Dados de um estudo da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, com apoio do UNICEF, mostram que, em 2019, mais de 330 mil crianças entre quatro e cinco anos estavam fora da escola e a probabilidade de crianças pretas, pardas e indígenas estarem nesse grupo era 25% maior do que crianças brancas.

Em relação às crianças indígenas, a taxa de mortalidade infantil, até 1 ano, é o dobro da taxa de mortalidade infantil média.

O Primeira Infância Antirracista também vai contar com uma websérie com sete vídeos sobre parentalidade antirracista com influenciadores e especialistas.

Os conteúdos do programa está disponível no site do UNICEF e pode ser baixado gratuitamente.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo