Governo de Pernambuco sanciona Estatuto da Igualdade Racial

Publicado em 13/06/2023 - 14:27 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

A proposta que cria o Estatuto da Igualdade Racial foi aprovada no último mês de maio pela Assembleia Legislativa de Pernambuco e agora sancionada nessa segunda-feira (12) pela governadora Raquel Lyra.  

O documento tem como base o Estatuto da Igualdade Racial Nacional, sancionado em 2010, ao final do segundo mandato da gestão do presidente Lula. Ele orienta sobre a adoção das políticas pública para a promoção da igualdade racial, de oportunidades, de defesa de direitos individuais, coletivos e difusos, além de definir conceitos sobre intolerância religiosa, racismo institucional, desigualdade racial e discriminação étnico-racial.

A deputada estadual Rosa Amorim, do PT pernambucano, é autora do substitutivo que desarquivou e reuniu dois projetos de lei que estavam engavetados na Assembleia Legislativa. Para Rosa Amorim, o estatuto é mais um passo para garantir que o poder público avance em relação às pautas raciais no estado. 

Ativista de direitos humanos e coordenadora da Rede de Mulheres de Terreiro de Pernambuco, a advogada Vera Baroni destacou que mais que um documento que venha a promover um impacto real na vida das pessoas pretas do estado, o Estatuto é também uma ferramenta de reparação histórica.

Mesmo tento mais de 66% da sua população declarada negra ou parda, segundo o IBGE, Pernambuco não possuía até hoje nenhuma legislação voltada para promover a igualdade racial. 

Edição: Rádio Nacional/ Renata Batista

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo