Policiais que amarraram pés e mãos de homem negro são afastados

Ele foi carregado em posição semelhante a um "pau de arara"

Publicado em 07/06/2023 - 15:48 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Imagens de um homem negro amarrado pelos pés e pelas mãos na cidade de São Paulo causou o afastamento dos agentes pela corregedoria da Polícia Militar (PM) e tem provocado debate sobre a abordagem policial a pessoas pobres.

O homem, de 32 anos, foi preso em flagrante por policiais militares, acusado de roubar produtos em um supermercado na Vila Mariana, zona sul da capital paulista. Outras duas pessoas foram presas na ação, entre elas, um menor.

Os agentes então amarraram o acusado - pulsos e pés para trás - de maneira semelhante a um "pau de arara", instrumento de tortura utilizado no período da ditadura.

O homem foi colocado na parte de trás de uma viatura.

As imagens, que circulam nas redes sociais, foram registradas em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Mariana.

O padre Júlio Lancelotti, que faz trabalho pastoral com pessoas em situação de rua na capital paulista, criticou a violência da abordagem, mas apontou que esse método é comum na polícia paulista.

Em nota, a Polícia Militar lamentou o episódio, e afirmou que a conduta dos agentes não é compatível com o treinamento e valores da instituição. E informou ainda que foi instaurado inquérito para apurar o caso, acrescentando que os policiais já estão afastados preventivamente das atividades. 

Também em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que já pediu às autoridades de segurança pública uma investigação completa dos fatos. 

Edição: Paula de Castro/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo