CNDH: cobertura do conflito no Oriente Médio deve ser equilibrada

Recomendação será enviada a veículos de comunicação de todo o país

Publicado em 13/11/2023 - 22:45 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) aprovou uma recomendação para a cobertura jornalística do conflito entre Israel e a Palestina.  

O texto pede que os jornais impressos, digitais e, principalmente,  TVs e Rádios, que administram concessões públicas de radiodifusão, garantam maior diversidade de vozes e equilíbrio de fontes na cobertura do conflito.  

O texto foi proposto pela Comissão de Direito à Liberdade de Expressão e à Comunicação do Conselho, depois de uma denúncia da Frente em Defesa do Povo Palestino, o texto foi aprovado por unanimidade, como contou o presidente do CNDH André Carneiro Leão.

Norian Segatto, diretor da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ), e membro do CNDH, disse que em média 80% das reportagens veiculadas no Brasil sobre o conflito apresentam uma visão parcial.

A recomendação aprovada pelo Conselho também pede que sejam evitados o uso de expressões que possam aumentar o preconceito a religiões ou grupos étnicos, como por exemplo o qualificativo de extremista ou terrorista que vem sendo aplicado em várias reportagens para se referir ao Hamas.  

O Conselho também recomenda que os veículos de comunicação parem de tratar o conflito com a expressão Israel versus Hamas, o que, segundo o Conselho, esconde um histórico de 75 anos de ocupação israelense dos territórios palestinos.  

Para justificar a decisão, o Conselho toma como referência o número de mortos na Palestina, especialmente, crianças. Até essa segunda-feira, quase 12 mil pessoas morreram na Palestina. Sete a cada 10 mortes são de crianças.

Outra referência são as Organizações de direitos humanos como Anistia Internacional, Human Rights Watch e mesmo organizações israelenses como a B'Tselem que nomeam a ocupação da Palestina por Israel como um regime de apartheid, inclusive com a construção de um muro de 9 metros de altura e 760 quilômetros de extensão, o dobro da altura do antigo muro de Berlim e cinco vezes maior em extensão.  

A recomendação está sendo enviada para os veículos de comunicação do país, incluindo os da EBC.  

Edição: Sheily Noleto / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo