Brasil tem quase 1,9 milhão de jovens em trabalho infantil

Pretos e pardos são maioria, segundo PNAD Contínua

Publicado em 20/12/2023 - 11:25 Por Carolina Pessôa - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Quase 1,9 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos estavam em situação de trabalho infantil no Brasil em 2022 – um aumento de cerca de 150 mil na comparação com 2019.

A maior parte deles eram pretos ou pardos: 66,3%. Quase 28% trabalhavam em atividades do comércio. Em seguida, 22,8% estavam na agricultura, e mais de 6% no serviço doméstico.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua e foram divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A coordenadora de Pesquisas Domiciliares do instituto, Adriana Beringuy, explica qual o conceito de trabalho infantil da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

“São aquelas de 5 a 17 anos que trabalham em atividade econômica ou produção para o próprio consumo, sendo que essa atividade, seja econômica ou de autoconsumo, feita por essa criança ou adolescente, é considerado perigoso, prejudicial pra saúde, ou desenvolvimento seja mental, físico, social e moral dessas crianças e adolescentes, e que interfere sobretudo na sua escolarização”.

Entre eles, 756 mil estavam em ocupações consideradas os piores tipos de trabalho infantil, como operação de tratores e produção de cana-de-açúcar e algodão. Além disso, 386 mil trabalhavam pelo menos 40 horas por semana, e a proporção dos que estavam nessa situação subiu de 16% para 20,5%.

A pesquisa também mostra o impacto na educação: em 2022, 97,1% da população total entre 5 e 17 anos frequentava a escola. Entre os trabalhadores dessa faixa etária, a frequência cai para 87,9%. Beringuy diferencia o trabalho doméstico das atividades realizadas em casa para auxílio da família.

“Não é a criança que ajuda a mãe a lavar a louça, a varrer casa, não. É trabalhador, empregado doméstico. E a gente sabe que no Brasil, pela legislação, o trabalho doméstico exercido por pessoas menores de idade é considerado ilegal”.

O estudo aponta ainda que a incidência se trabalho infantil aumenta com o avanço da idade. Em 2022, 1,7% dos brasileiros de 5 a 13 anos de idade trabalhavam. A proporção aumenta para 7,3%, no grupo de 14 e 15 anos e mais que dobra entre adolescentes de 16 e 17 anos, alcançando 16,3%. Os meninos tinham rendimento mensal de R$ 757, enquanto as meninas recebiam 84,4% desse valor, ou seja, R$ 639.

Edição: Tâmara Freire/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo